Como remover Manchas?

Existem marcas indesejáveis que simplesmente não precisavam existir em nossas vidas... as MANCHAS! Sejam nas roupas, nos móveis ou em objetos, elas tiram o nosso sono pois ficamos à procura de uma solução para eliminá-las. O segredo é sempre lidar com elas imediatamente ou assim que for possível, pois depois de secas, são mais difíceis ou impossíveis de serem removidas. Tendo à mão equipamentos e produtos adequados para este fim, você poderá alcançar êxito. Pensando nisso, montei esta postagem para lhe auxiliar com o que uso e sei que dá certo. 

Vou começar indicando os produtos abaixo. São os únicos que eu uso em casa e confio, pois sempre obtive excelentes resultados. É claro que existem outras marcas, até mais "famosas", mas não tive muito sucesso com o uso delas. Os outros métodos que utilizo para remoção de manchas, você verá logo mais abaixo.

Atenção:
  • Antes de usar qualquer um destes produtos, consulte sempre as instruções de lavagem indicadas nas etiquetas das suas peças.
  • Fazer exatamente como está instruído no "modo de usar" que está descrito nas embalagens, não alterando as quantidades e a forma de uso dos produtos. Isto pode acarretar em outros tipos de manchas irreversíveis. 
1) Semorin Pré-Lavagem: indicado exclusivamente para facilitar a lavagem de punhos e colarinhos de camisas, roupas de criança, toalhas de mesa, panos de prato, jeans, meias, etc. Aplique sobre a mancha e deixe agir por 2 minutos e depois proceder com a lavagem normal. 
2) Semorin Spray: indicado para retirar manchas de gordura. Ideal para ser usado logo após o "acidente". Aplicar o spray diretamente na mancha e ele formará algo como um pó branco. Deixar agir por 20 minutos e depois retirar o produto com uma esponjinha que vem dentro da tampa. É mágico! Adoro este produto!
3) Semorin Tira Manchas: este é mais genérico, você pode usá-lo para vários tipos de mancha. Aplicar o líquido na mancha e aguardar 5 minutos e depois proceder com a lavagem normal.

Dicas importantes antes de começar a remover uma mancha:
  • Nunca lave a roupa antes de remover a mancha.
  • Antes de usar qualquer produto, salpique primeiro um pouco de sal umedecido, isso facilitará a remoção da mancha.
  • Faça um teste com o produto que você irá usar em um pedaço menos visível para ver se não irá desbotar ou manchar. 
  • Na maioria dos casos, não é necessário aplicar o produto na peça inteira. Isole a mancha com um elástico e proceda com a remoção.
  • Para remover diversos tipos de mancha, uma receitinha universal: 1 colher de sal, 4 colheres de vinagre branco, 4 colheres de álcool. Misture bem e passe sobre a mancha, aguarde 3 minutos e depois proceda com a lavagem habitual.
Agora, vamos ver juntos algumas maneiras de sumir com elas:

- IMPORTANTE: alguns procedimentos apresentam mais de uma opção de remoção da mancha. Escolha apenas uma opção e aplique-a.


MANCHA
PROCEDIMENTO
Bolor
Espalhe água oxigenada (20 volumes) e deixe quarar no sol. Depois lave a peça como de costume.



Café
- Aplicar glicerina ou água oxigenada (20 volumes).
- Lave com água quente ou esfregue uma pedra de gelo pacientemente sobre a mancha até ela sair.
- Se a mancha for antiga, esfregue um pano embebido em uma mistura de álcool e vinagre branco e deixe secar à sombra.
Cola
A mancha se dissolve com acetona.
Cerveja
Embebeda um algodão com álcool e passe sobre a mancha e depois lave com água morna e sabão em pó.
Chiclete
Endureça o chiclete com um cubo de gelo até que ele saia por completo
Chocolate
Mesmos procedimentos para se tirar café e cerveja.

Chá
Aplique glicerina ou água oxigenada nas manchas antes de mergulhar a roupa na água e proceder com a lavagem normal da peça.



Cosméticos
- Maquiagens no geral, saem com vinagre branco.
- Batom: deixe de molho no leite quente e esfregue com sabão de coco, ainda no leite. Quando a mancha sair, lave com água
- Esmalte: retire a mancha de qualquer tecido usando óleo de banana (aquele que é usado para amolecer esmaltes).
- Base/Pó: em tecido lavável, passe vaselina líquida e depois lave a peça normalmente. Seda: aplique água oxigenada 20 volumes e depois lave a peça.
Cera / Graxa
São removidas com detergente neutro, benzina ou sabonete + água quente.


Desodorante
- Com a peça ainda seca, aplique detergente neutro (de louças mesmo). Esfregue com uma esponja umedecida e enxágue bem.
- Misture em partes iguais álcool + amoníaco e coloque sobre a mancha. Deixe agir por alguns minutos e depois lave a peça normalmente.



Frutas Diversas
- Frutas vermelhas: cubra a mancha com leite fervente. É tiro e queda!
-Estique o tecido com a ajuda de outra pessoa e despeje água fervente. A mancha desaparece na hora! (verifique antes se a água quente não danifica o tecido).
- Se o local for umedecido imediatamente com água e coberto de maisena, elas somem de imediato. Deixe a maisena na superfície manchada até que ela fique completamente seca. Lave a peça normalmente.
Ferrugem
Água morna com suco de limão.





Gordura
Móveis: borrife talco abundantemente sobre a superfície e deixe até que ela comece a ser absorvida. Depois de 10 minutos, remova o talco com um pano ou uma esponja. Se a mancha ainda estiver gordurosa, repita o procedimento.
Roupas: aplique também o talco ou retire o excesso com papel toalha para que a mancha não se espalhe. Depois, lave normalmente.
Guardanapos de pano e panos de prato: 1) Deixe de molho em água morna com um pouco de vinagre branco de álcool + sal. Ou 2) Lave-os com água e detergente de louça. Depois, ferva-os em uma panela com gomos de limão. Repita a lavagem depois.
Lama / Barro
Depois de seca, escove bem o local. Misture 2 colheres de vinagre branco com meio litro de água e vá limpando o local.

Mofo
- Aplique água morna com amoníaco no local
- Umedeça a mancha com leite ou limão e deixe-a exposta ao sol. Depois, lave a peça normalmente com água e sabão.



Sangue
- Primeiro tente tirar esfregando uma pedra de gelo. Se não sair completamente, lave com sal e amônia.
- Em manchas secas ou molhadas, coloque leite e deixe agir por alguns minutos. Esfregue bem e depois lave a roupa normalmente.
- Em colchões, travesseiros, etc, faça uma pasta de maisena com água e aplique no local. Esfregue e coloque para secar ao sol. Depois escove bem o local.
Tinta de caneta
Álcool puro no local. Se a mancha for pequena, use um cotonete para te auxiliar.

Tinta de cabelo
- Na hora: aplique spray fixador para cabelos
- Depois: esfregue sabão de coco na peça ainda seca, formando uma grossa camada. Depois jogue água fervente e lave a peça como de costume.
Vinho tinto
Salpique bastante sal no local e depois lave normalmente

 Como retirar manchas de alguns materiais ou superfícies?

 IMPORTANTE: alguns procedimentos apresentam mais de uma opção de remoção da mancha. Escolha apenas uma opção e aplique-a.

SUPERFÍCIE
PROCEDIMENTO





Couro
Móveis, estofados e calçados: misture 1 colher (café) de glicerina + 2 colheres de álcool. Esfregue bem e depois dê o lustro.
Roupas: misture éter com um pouco de óleo de linhaça em um algodão e esfregue delicadamente o local.
Bolsas, malas e acessórios: umedeça um pano limpo e seco com vinagre de álcool. Passe por toda peça e deixe arejando em local ventilado por 2 horas. Depois, hidrate a peça com uma pano limpo umedecido com óleo de amêndoas. Passe um pano seco para tirar o excesso de óleo e dar o lustro.


Fraldas
Tenha o costume de fervê-las periodicamente, isso já faz com que as manchas desapareçam. Não é aconselhável ficar usando água sanitária em fraldas usadas por bebês


Inox
- Use o sapólio cremoso com um Bombril.
- Use uma mistura feita de bicarbonato de sódio com água.
- Esfregar um Bombril com suco de limão. Repetir até sair a mancha.

Meias brancas
Coloque-as para ferver em uma água com algumas fatias de limão com casca. Escorra e depois esfregue as manchas com sabão e enxágue.





Mármore
- Esfregue a parte manchada com aguarrás.
- Aplique vinagre branco quente e depois enxágue.
- Passar um pano embebecido em limão e sal de cozinha.
- Manchas profundas: tente remover esfregando suco de limão e sal. Deixe agir por 20 minutos e depois esfregue suavemente uma esponja com sabão de coco. Enxágue bem.


Rejunte do piso
Aplique sapólio cremoso (ou bicarbonato) misturado com água sanitária somente no rejunte (muito cuidado para não manchar o piso). Deixe agir por alguns minutos e depois esfregue com uma escova de dentes. Enxágue bem.








Prata
- Após a limpeza normal com detergente neutro e água, aplique na peça já seca uma flanela com o polidor Silvo em toda a peça, fazendo sempre o mesmo movimento (para cima e para baixo). Depois, enxaguar em água corrente e enxugar bem com uma flanela macia e seca.
- Em peças com manchas escuras, coloque em uma travessa de alumínio, forre o fundo com papel alumínio (com a parte brilhante para cima). Coloque os talheres e acrescente uma xícara de bicarbonato de sódio,  ½ xícara de vinagre branco, uma colher de sopa de sal e vá acrescentando água fervente até cobri-los por completo.  Deixe as peças de molho até que as manchas desapareçam. Seque bem com pano de algodão macio antes que sejam embaladas e guardadas.




Piso Frio
- Saltos de sapato: retire as manchas com querosene
- Reboco: Depois de seco, esfregue uma palha de aço e depois passe um pano molhado.
- Tinta de parede: Passe um alvejante em uma esponja. Seque com  imediato com toalhas de papel. Se necessário, repita a operação.
- Borracha de pneus: Tiner, sapólio cremoso, aguarrás ou varsol.
- Ferrugem: esfregue uma esponja com cloro e sapólio cremoso.


Madeira
Tigelas e utensílios: faça uma mistura de bicarbonato de sódio e água e aplica em toda superfície. Para evitar o bolor, esfregue vinagre branco com um pano nas peças e deixe secar bem


Paredes com tinta laváveis
1 litro de água + 200 ml de álcool + 50 ml de detergente. Aplique nas sujeiras e manchas e enxágue bem. Acrescente um pouco de farinha de trigo à agua, facilita o enxágue. *Se sua parede não for lavável, ao tentar tirar qualquer sujeira, você fará uma mancha maior. Ai não tem jeito, só pintando de novo...rs
Plástico
Faça uma pasta de bicarbonato de sódio + limão e esfregue nas manchas.

Tapetes e Carpetes
Tire o excesso com toalha de papel e aplique imediatamente uma espuma de barbear. Coloque água morna e retire o excesso com um pano limpo. Sai instantaneamente!
Vidro
- Água quente com um pouco de amônia
- Pano embebido em vinagre branco

Prontinho! Agora mãos à obra para que somente as marcas que escolhermos, permaneçam em nossas vidas!

VEJA TAMBÉM:
- Lava roupas delicadas
- Minhas dicas no Youtube
- Como limpar o liquidificador?


Estas informações podem ser publicadas gratuitamente em seu site, jornal, revista ou newsletter, desde que informada antecipadamente ao autor do artigo no email: barbaravolnei@hotmail,com e, uma vez autorizada, citada a fonte: www.barbaravolnei.blogspot.com  As imagens deste post foram extraídas da internet. Caso o proprietário de direito de uso das mesmas não as queira exibidas nesta página, gentileza entrar em contato.