Organizando os livros que tenho em casa

Amo ler! Livros sempre são bem vindos e são recebidos como ótimos presentes também. Esta paixão me fez estabelecer alguns critérios para que eu não me perdesse em meio a tantos títulos. Se você e demais membros da família possuem muitos exemplares e pretendem ainda aumentar suas coleções, vamos ver juntos algumas dicas para colocá-los em ordem!
Esta organização exige tempo e paciência. Mas são algumas horas de investimento que lhe proporcionarão ganho de tempo por muitos e muitos anos! Separar por tamanho ou cor não é a melhor opção. Como é feito na maioria das casas: os livros são organizados do maior para o menor ou de acordo com a cor da capa. Esteticamente fica bonito, mas quando se quer encontrar um título, tem que olhar um por um para saber onde ele está aquele bendito livro. Você já viu alguma biblioteca pública organizada assim? Não, porque toda organizaçao é baseada em uma lógica, sempre buscando a conciliação com a estética. Então vamos ver o passo a passo para deixar tudo lindo:

1) Local e Armazenamento
Este é o passo mais importante a se fazer para que seus livros tenham vida longa. Deve-se escolher muito bem onde os livros serão colocados, pois o contato com umidade, e agentes externos (luz solar, vento, poeria, etc), podem danificar os livros de maneira permanente. Quanto mais arejado o ambiente, melhor. Verifique se o armário, prateleiras, escrivaninhas e afins estão livres destes perigos. Limpe bem o local e só então comece a guardá-los.
- O ideal é que os livros mais procurados fiquem expostos mais à mão (até a altura dos olhos) e os menos usados, mais acima. O ideal é que os infantis fiquem mais abaixo, acessíveis às crianças, incentivando assim, a leitura.
- Eles devem ser guardados preferencialmente na vertical, pois inclinados se deformam e deitados a tinta da impressão pode grudar as páginas. E empilhados, fica mais difícil de movê-los.
- Não encoste no fundo da prateleira/armário para que haja um espaço de circulação do ar. Utilize aparadores de livros ou objetos de decoração para apoiá-los na vertical.

2) Desapego!
Depois que o local foi definido, separe os livros que podem ser doados. Alguns livros são lidos apenas uma vez e depois ficam 10 anos na mesma posição na estante. Lamentável! Sempre existirão locais dispostos a recebê-los: Escolas, creches, sebos, asilos, igrejas, etc. Não ocupe um espaço precioso com algo que não seja mais útil para você.

Opções de Seleção:
 
3) Separar em Ordem Alfabética
Se você tem poucos exemplares, esta é a melhor opção. Você vai direto a letra inicial do título da obra e pronto, tá na mão!
  
4) Separar os livros por Autor
Caso você tenha vários livros de um mesmo autor, pode reunir todos juntos, facilitando assim a localização.

5) Separar os livros por Grupo
Se você tem vários livros um único tema, eles podem ser separados por grupo. Ex: Livros Infantis, Livros de Engenharia, Livros Religiosos, Livros de Culinária, etc. Dentro dessa separação, você também pode colocá-los em ordem alfabética os títulos.

Depois de tudo separado, vá guardando conforme você fez sua seleção. Identifique com etiquetas para facilitar a localização dos livros por você e pelos outros membros da casa.

Gravei uma dica na TV uma vez sobre isso:
6) Limpeza
Livros acumulam pó com facilidade. Por isso, é importante que a limpeza seja regular, para que a sujeira não vire uma mancha ou deixe o livro com mofo. O ideal é que esta limpeza seja feita no mínimo 1 vez por mês, combinado?

- Se você possui muitos livros, não tire tudo do lugar de uma vez, você pode perder toda a separação/organização que foi feita antes. Tenha calma, e faça por partes.
- Adquira uma escova macia (aquelas para calçados) e passe pelo livro todo, um a um. Se não tiver a escova, uma flanela macia também pode ser usada.
- Se você não limpa seus livros à muito tempo, eles devem estar com uma camada grossa de sujeira, não é mesmo? Passe um pano umedecido com vinagre branco e depois uma flanela seca. Livros com capa de couro também podem ser limpos assim, e depois passe um pouco de vaselina (só no de couro!). Guarde os livros somente quando suas capas estiverem completamente secas.
- Se o livro estiver com mofo, deixe-o no sol por algumas horas e depois salpique bicarbonato de sódio por todo ele e deixe 24h dentro de um saco. No outro dia, é só abrir e passar uma escova macia para tirar o produto.
- Os livros de receita que ficam expostos na cozinha podem ser limpos com desengordurante em um pano, caso sua capa seja plastificada.
- Limpe as marcas de dedo com miolo de pão amassado.
- Coloque um copinho com sal na estante dos livros para impedir a umidade e saquinhos de alfazema para afastar traças. Trocas de 3 em 3 meses.
 
7) Marcadores
Não é indicado que os livros sejam guardados com clips, papéis com anotações, recadinhos, etc, pois pode deformar as páginas. Deixe esses marcadores somente nos livros que estiverem em uso. As livrarias costumam distribuem para seus clientes gratuitamente. Quando for comprar algum, não se acanhe de pegar vários! rs

8) Livros não lidos
Eu tenho uma regrinha na minha vida: Tenho que ler um livro por mês, é lei. Isso me disciplinou a sempre estar estudando e me reciclando. No final do ano, terei lido no mínimo 12 livros. Se consigo ler mais de um, o lucro é meu. Então, eu sempre deixo uns 4 livros separados no meu cantinho dos "não lidos" para eu ir pegando conforme for terminando uma leitura.

Agora, mãos à obra!
Nada mais prazeroso que ter um bom livro nas mãos em um ambiente bem organizado.

Boa leitura!

VEJA TAMBÉM:
- Como organizar a papelada que tenho em casa?
- Como funciona a Sessão do Desapego?
- Meu filho manchou o uniforme na escola. E agora?


Estas informações podem ser publicadas gratuitamente em seu site, jornal, revista ou newsletter, desde que informada antecipadamente ao autor do artigo no email: barbaravolnei@hotmail,com e, uma vez autorizada, citada a fonte: www.barbaravolnei.blogspot.com  As imagens deste post foram extraídas da internet. Caso o proprietário de direito de uso das mesmas não as queira exibidas nesta página, gentileza entrar em contato.