Organizando seus Calçados

Ah... Scarpins, sapatilhas, sandálias e botas! Companheiros que elevam nossa autoestima e tem o "poder" de nos fazer sorrir (rs). Para que eles se conservem sempre novinhos e bem cuidados, separei algumas dicas para que eles durem muito tempo!
Antes de começar a organizá-los, vale aplicar aqui também uma "Sessão do Desapego". Reúna todos os pares que você tem e avalie aqueles que realmente deverão ficar (1), serem doados (2) ou irem para o lixo (3). Seja realista: se tem mais de 6 meses que você não usa algum, você não precisa dele! Fique somente com aqueles que você sabe que irá usar - até os de festas devem ser avaliados. Separou para consertar mas nunca consertou? Você não precisa e ele não te merece! Não acumule nada na sua vida que não tenha utilidade, combinado?

Vamos ver um vídeo que gravei para a TV Cultura falando um pouco sobre organização de calçados:


COMO GUARDÁ-LOS?

Hoje em dia as opções são infinitas, tudo depende do espaço que você tem em casa e do que cabe em seu orçamento. Quem dera se todas nós mulheres (e nossos queridos amigos homens também) tivessem um armário planejado especialmente para eles! Eles são feitos sob medida de acordo com o que você tem em casa. Veja alguns modelos:

Vi em alguns sites da internet esses modelos abaixo. Sinceramente? Se você tiver espaço sobrando ou for uma apaixonada por sapatos e quer ficar admirando eles sempre que entrar no quarto, não compensa ter um desses. Além de ocupar muito espaço físico, cabem poucos pares.
Mentes brilhantes (rs) criaram utensílios fantásticos para que conseguíssemos deixar tudo em ordem. Vamos ver algumas opções.

CAIXAS E CESTINHAS
1) Caixas plásticas transparentes: além de bonitas, facilitam a visualização sem que você precise abrir a caixa. Elas tem furinhos em cima que permitem a circulação de ar.
2) Caixas de papelão: se você prefere guardá-los na caixa em que vieram da loja, aconselho que você faça um círculo e o recorte para que a falta de ventilação não venha causar mofo no seu calçado. Nesta opção, a pessoas tirou uma foto do modelo que está dentro e colou na caixa.
3) Caixas de acrílico: elas são individuais e podem ser compradas em qualquer quantidade e encaixadas umas nas outras.
4) Cestinhas: se você tem muita rasteirinha, chinelos ou até mesmo sapatilhas, você pode guardá-las em pé dentro de cestinhas. Ai você evita de empilhá-las e estragá-las.

SAQUINHOS DE TNT
Estes saquinhos por terem microfuros, permitem que o calçado "respire", evitando o mal cheiro e fungos. O visor transparente facilita a identificação. Os meus de festa eu guardo desta forma.

ARAMADOS
Como sempre, os aramados nos ajudam a organizar qualquer parte da casa, e com os calçados não poderia ser diferente. Existem várias possibilidades, mas sua aquisição depende do espaço e da quantidade de pares disponíveis.

DIVERSOS ORGANIZADORES
1) Sapateira Flexível de Chão em TNT: São ótimas para quem tem pouco espaço disponível dentro do guarda-roupa. Pode ser colocada embaixo da cama.
2) Rack para sapatos: Tem de 2, 4 6 andares. Eu tenho um de 2 andares, onde deixo os calçados que usamos de um dia para o outro.
3) Cabideiro de Nichos: eles servem para muitas utilidades, mas também podem ser utilizados para organizar seus calçados. É colocado diretamente no varão do guarda-roupa.

BOTAS

Principalmente as de cano alto, devem ser guardadas com um cuidado especial. Nunca guarde-as dobradas, depois que o cano da bota deforma, adeus, não dá para consertar.
1) Macarrão/Espaguete de piscina: você pode cortá-los no cumprimento do cano da bota e colocar dentro de cada uma para mantê-las eretas.
2) Suporte para botas: Existem de todo tipo de material: borracha, PVC, madeira, etc. Eles são feitas exclusivamente para este fim.
3) Suporte inflável: sim, inflável (rs). Ele parece uma bóia de piscina. Você enche e coloca dentro da bota. Pode ser encontrado de diversos tamanhos.
4) Cartolina: Você faz um rolinho com ela, corta do tamanho da sua bota e pronto! 

Importante: Evite guardá-las em caixas se o seu uso for muito sazonal, elas podem facilmente mofarem. Guarde-as em pé, dentro do guarda-roupa ou no closet.

MODELADOR DE CALÇADOS
Servem tanto para preservar o molde interno do calçado quanto para ajudar na organização, conforme este segundo modelo, onde é possível o par ficar empilhado sem amassar.

Matéria para o Jornal Extra (Globo/Rio)

Clique aqui e leia uma matéria sobre os cuidados com os calçados de acordo com o tipo de material que contribui dando dicas para os leitores
ACABANDO COM O CHULÉ:

"Meu pé, meu querido pé, que me aguenta o dia inteiro...", já dizia aquela música da nossa infância (rs). Ele merece cuidados especiais para que se conservem lindos e cheirosos. Vamos ver algumas opções:
  • Mantenha-os sempre hidratados.
  • Cuide bem das suas unhas, mantendo-as sempre limpas e aparadas.
  • O mesmo par de calçado só pode ser usados depois de um intervalo de 24h. Todos temos aqueles de "estimação", que são hiper confortáveis, mas temos que dar oportunidade para os outros pares também conhecerem os nossos pés (rs).
  • Use sempre meias limpas. 
  • Nunca use calçado com os pés molhados ou sujos. Seque bem antes de calçar.
  • Um bom antisséptico para os pés evita a umidade e o indesejável chulé. Se não tiver um, pode usar um pouco de bicarbonato de sódio.
  •  Se seu pé transpirou muito dentro do sapato, ao chegar em casa, salpique sal dentro de todo o calçado e deixe em local arejado por 24h. Depois é só tirar o sal e usá-lo normalmente.
 DICAS FINAIS
  • Separe-os por modelo (sandália, sapatilha, scarpin, bota, etc) e por tipo de uso (trabalho, passeio, academia, etc). Separando-os assim, você acha com maior rapidez.
  • Antes de guardar no armário, limpe o solado. 
  •  Cada tipo de material exige um tipo de cuidado ao limpar. Não tente improvisar, use sempre os produtos indicados para não manchar seu calçado.
ONDE COMPRAR ESSES ORGANIZADORES?

Em todo Brasil esses acessórios que indiquei podem ser encontrados. Caso você tenha dificuldade de encontrá-los na sua cidade, indico esses sites, onde já comprei, para você comprar pela internet:

- www.organizesuavida.com.br
- www.multicoisas.com.br 
- www.ordene.com.br (Este site não tem loja virtual, mas tem todo o mostruário de produtos. Você pode entrar em contato com eles e saber onde encontrar em sua cidade).

- Outros locais:
Lojas de móveis planejados
Lojas de suportes em aramados para lojas 

Que tal dar uma olhada nos pares que você tem ai em casa?

VEJA TAMBÉM:
-Organizando a papelada que tenho em casa
- Como remover manchas?
- Como limpar o liquidificador?


Estas informações podem ser publicadas gratuitamente em seu site, jornal, revista ou newsletter, desde que informada antecipadamente ao autor do artigo no email: barbaravolnei@hotmail,com e, uma vez autorizada, citada a fonte: www.barbaravolnei.blogspot.com  As imagens deste post foram extraídas da internet. Caso o proprietário de direito de uso das mesmas não as queira exibidas nesta página, gentileza entrar em contato.