Utilizando prateleiras na organização da casa


Prateleiras salvam quando nos faltam armários! Pensando nisso, compartilho com vocês algumas alternativas que podem ser úteis para ajudar na organização dos ambientes da sua casa usando este acessório que custa bem mais barato!
Nem sempre é possível colocarmos armários planejados em toda a casa. Mas existem outros métodos de organização que podem nos ajudar com custos mais reduzidos e que cabem mais facilmente em nosso orçamento. As prateleiras podem ser usadas em todos os ambientes, se adaptando à necessidade de cada casa e deixando tudo em ordem.
Sejam grandes ou pequenas, lisas ou estampadas, largas ou estreitas, de madeira ou alumínio, para organizar ou decorar... o importante é você conciliar seu estilo com a funcionalidade da prateleira. Vamos ver alguns exemplos:

QUARTOS DE ADULTOS E JOVENS
Elas ajudam a decorar (preenchendo espaços de maneira mais funcional) e ajudam a guardar objetos. No quarto dos estudantes, auxilia na organização dos livros. É importante sempre mantê-las limpas, pois é um local onde passamos muito tempo e o acúmulo de pó pode desencadear um processo alérgico.

QUARTO DAS CRIANÇAS
Toda ajuda neste ambiente é bem vinda, não é mesmo? Usar prateleiras para aproveitar melhor a parte aérea do ambiente favorece em manter a organização, já que muitos pequenos gostam de ir espalhando tudo que está ao alcance das mãos no chão. Usar caixas organizadoras para separar brinquedos por categorias (bonecos, carrinhos, Lego, etc) também é uma ótima opção para organizar tudo nas prateleiras.

SALA

Este ambiente é um dos que podem mais serem beneficiados da casa com o uso das prateleiras. Servem para organizar, decorar e dividir ambientes. Quando for comprar, ter atenção às metragens e procurar combiná-las com os móveis que você já possui neste ambiente.

ESCRITÓRIO / HOME OFFICE
Ter um escritório em casa nem sempre é possível quando se tem pouco espaço. Mas usando de criatividade, pode-se aproveitar bem alguns cantinhos que muitas vezes passam despercebidos. Um espacinho no quarto, na sala e às vezes até no corredor podem se transformar em uma área de trabalho, para que seus papéis, pastas e livros não fiquem espalhados na mesa da sala. No meu escritório uso 10 prateleiras (tenho muita coisa...rs) e são as mesmas há 8 anos. Vale a pena investir em materiais resistentes e de boa qualidade!

BANHEIRO
Como na maioria das casas este é um espaço bem reduzido, é necessário aproveitar bem o espaço aéreo (paredes) para que a área de circulação não fique prejudicada. E como é uma área "molhada", é sempre melhor evitar encher o chão de coisas, deixe somente o necessário (cesto de roupa suja, escova higiênica do vaso, balança, etc). 

COZINHA
Não tem armários na sua cozinha? Não se desespere! Pra tudo nessa vida dá-se um jeito! Seja para guardar seus utensílios ou organizar a sua despensa, as prateleiras são ótimas aliadas. Mas cuidado: como é um ambiente que tem muita gordura, a limpeza tem que ser frequente para que ela não seja danificada e os objetos expostos não fiquem "grudando".

ÁREA DE SERVIÇO
Uma área de serviço bem organizada me deixa muito feliz! Sabe porque? Geralmente é uma área meio esquecida, última na lista de prioridades na organização. Deixá-la organizada faz com que sua rotina doméstica seja mais produtiva, sabia? Investir em prateleiras quando não se tem armários adequados pode facilitar o seu dia a dia, deixando este espaço mais prático.

GARAGEM
Seja para guardar ferramentas, material de jardinagem ou equipamentos de esporte, a garagem pode ficar organizada usando prateleiras. Na foto vemos opções bem legais para deixar tudo separadinho :)

Uma última dica: Prateleiras com trilho
Indico estas prateleiras com trilho, porque a altura de cada uma pode ser facilmente adaptada à sua necessidade. Aqui em casa eu uso desta.

Agora, mãos à obra pessoal!

VEJA TAMBÉM:
Estas informações podem ser publicadas gratuitamente em seu site, jornal, revista ou newsletter, desde que informada antecipadamente ao autor do artigo no email: barbaravolnei@hotmail,com e, uma vez autorizada, citada a fonte: www.barbaravolnei.blogspot.com  As imagens deste post foram extraídas da internet. Caso o proprietário de direito de uso das mesmas não as queira exibidas nesta página, gentileza entrar em contato.