Organizando meus Estudos

Está estudando mas seu rendimento não tem sido satisfatório? É meu povo, até pra estudar precisamos nos organizar. Separar um tempo de qualidade para esse momento fará toda diferença lá na frente. Para que você tenha um rendimento de alto nível, confira aqui as dicas que separei para você.
Todos nós em algum momento da vida, nos dedicamos aos estudos de forma mais intensa. Seja numa graduação, especialização ou um curso de curta duração ou concurso, precisamos nos programar para estudar para que o conteúdo "entre na nossa cabeça". Atitudes simples podem fazer toda diferença para que você tenha foco e principalmente, resultados. Vamos às dicas:

1) Avalie suas prioridades: o estudo é uma delas?

Prioridade é aquilo ao qual atribuo valor. Se o estudo não for uma prioridade para mim, só estudarei quando me sobrar tempo. Mas, alguém hoje em da tem tempo sobrando? Pois é. Se receber convites para passeios, programas de última hora forem marcados, estude primeiro, depois vá. Se não houver um compromisso pessoal da sua parte, dias esporádicos de estudo não farão nenhuma diferença naquilo que você almeja alcançar. Se dedique por inteiro e faça valer a pena. 
Foque no motivo do objetivo. Vou explicar melhor: Por quê você está estudando? É para passar em um concurso? Passar no concurso para ter mais estabilidade financeira? (Objetivo: Passar no concurso. Motivo: ter estabilidade financeira). Quando se pensa no motivo/objetivo, fica mais fácil se motivar a estudar. Quando bater o cansaço ou a vontade de desistir, foque nisso. Disciplina é a chave para essa e outras conquistas na vida.

2) Prepare o ambiente

Quando eu era mais jovem (me senti uma idosa escrevendo isso...rs), conseguia estudar escutando música, com a TV ligada e deitada na cama. Hoje olho pra trás e penso: "Como eu conseguia?" rs... Mas estudos científicos comprovam que quando sua atenção é concentrada em somente um assunto, seu cérebro consegue assimilar e guardar melhor as informações. Separe um momento do dia, um horário fixo, onde você terá menos interrupções e barulho. Criando esta rotina de horário, seu cérebro irá se programando para aquele momento. Vá para a sala, ou para o quarto, adeque a iluminação para que o ambiente fique mais agradável. Seja bem de manhãzinha ou tarde da noite (se é este o tempo que lhe resta), tenha foco no que você precisa estudar e verá seu conhecimento ficar cada dia maior.

3) Separe o material necessário

Tendo tudo por perto, você não precisará ficar levantando a todo momento para procurar aquele livro, aquela apostila ou a xerox da matéria que você está estudando. ANTES de sentar na cadeira, separe tudo o que você precisa e só depois comece.

4) Não adie o que precisa ser feito

Procure os professores, envie e-mails, pesquise na internet, procure seus colegas. Envie os exercícios, confira os simulados. Não deixe para tirar suas dúvidas em cima da hora. Vá esclarecendo o que for necessário para que você vá caminhando no mesmo ritmo da turma. O que poderia ser um pequeno problema pode se tornar um problemão lá na frente.

5) Utilize também outros tipos de acesso à informação

Muitas questões de provas em concursos e faculdades tem sido elaboradas em cima de acontecimentos atuais. Por isso, é necessário que você também tenha o hábito de ler jornais jornais, revistas (não é a Caras, viu...rs), sejam eles diários ou semanais. Você também pode ir ouvindo o noticiário enquanto caminha, no trajeto para o trabalho, ou os Podcast são uma ótima ferramenta que algumas publicações disponibilizam na versão de áudio. Vídeos no YouTube sobre assuntos relevantes ao seu conteúdo de estudos ajudam a variar um pouco dos livros. Diversificar as formas de acesso à informação ajudam para que não venhamos a "enjoar" de ficar só lendo.

6) Faça todos os exercícios

Eles são a grande oportunidade de fazer com que você memorize e tenha a certeza de que entendeu o que está estudando. Não deixe de fazê-los. Este é o momento para você ir treinando suas emoções sob pressão e controlar o seu tempo na resolução dos mesmos.

7) Tenha pausas - você não é uma máquina

Um conhecido me disse que a filha passou tanto tempo sentada na cadeira do escritório durante os meses que estudou para um concurso, que durante este período ele teve de trocar a cadeira três vezes. Isso mesmo, três vezes. Não, ela não era gorda (rs), mas o desgaste causado por ela ficar tanto tempo sentada, a tornou inutilizável. 
Você não precisa chegar a esse ponto (rs). A cada 1 hora, levante, tome uma água e se alongue. Isso evita dores musculares, dores de cabeça e cansaço. 

8) Organize seu tempo de estudo:

Não queira ler 5 livros diferentes todas as vezes que for estudar. Monte uma agenda de estudos e separe os dias da semana de acordo com o conteúdo que você precisa estudar. Separar um monte de matéria para ler todos os dias pode na verdade causar uma grande confusão mental. Divida seu tempo em ciclos de estudo. Por exemplo: se você tem apenas 3 horas para estudar, faça assim:
- 1 hora: matéria X
- 1 hora: matéria Y
- 1 hora: exercícios
Vá dividindo assim durante toda a semana, duas ou três matérias por dia, de acordo com seu tempo disponível. Respeite estes limites de tempo, esta disciplina te ajudará a manter o foco. Além disso, a boa leitura ajuda a melhorar sua compreensão de textos e sua capacidade de expressão, requisitos importantíssimos para fazer uma boa prova de qualquer matéria.

9) Armazene o que é importante:
Se você está lendo um livro que seu conteúdo merece ser relido ou recuperado posteriormente, existem duas formas de fazer isso com mais produtividade:
a) Marcadores – Utilize canetas de marcação de textos (aquelas amarelas) e grife o que achar importante. Além disso, quando algo é realmente útil e deverá ser usado, coloque uma anotação na contra capa do livro, ou marque com um post it. Assim, você não esquece onde está.
b) Mapas Mentais – Utilize essa técnica de mapas mentais para resumir livros, reuniões e ter ideias. Vale a pena durante a leitura, utilizar um software que faça mapas mentais e resuma as principais ideias do livro. Saiba mais em www.mapasmentais.com.br
 
10) Faça um limpa nos papéis


Desapego! Toda semana (pode ser na sexta), dê uma olhada nas suas pastas, mochilas e cadernos e veja se tem algum papel fora do lugar. Crie um arquivo físico para guardar o que é importante e o que não for, jogue no lixo. Não acumule entulho, otimize seu espaço e sua atenção somente para aquilo que é útil para você.
Uma pasta sanfonada ou uma pasta A-Z podem ser excelentes aliadas nesta organização, onde você pode separar uma aba para cada matéria e ir arquivando conforme for necessário. O que for possível manter em arquivo digital, melhor.

10) Tempo livre - você precisa descansar a mente e o físico

Estudar cansa, né? Depois de uma maratona de estudos me sentia como se tivesse sido atropelada... rs É necessário haver uma compensação, não é mesmo? Ocupe o seu tempo fazendo esportes, passeando com a sua família, ou em qualquer outra coisa que lhe dê prazer e lhe traga ao mesmo tempo felicidade e realização. Tempo livre não é tempo livre para estudar, é tempo livre para descansar. Fazer NADA também é fazer alguma coisa. Se nunca se disciplinar a uma pausa, nunca será capaz de gozar de toda a sua plenitude!

E o mais importante: acredite em você. Acredite que é capaz, assim você conseguirá superar qualquer obstáculo que cruzar seu caminho. Faça sua parte e deixe os resultados nas mãos de Deus, Ele cuidará de tudo o que você precisa.

VEJA TAMBÉM:

Estas informações podem ser publicadas gratuitamente em seu site, jornal, revista ou newsletter, desde que informada antecipadamente ao autor do artigo no email: barbaravolnei@hotmail,com e, uma vez autorizada, citada a fonte: www.barbaravolnei.blogspot.com.br  As imagens deste post foram extraídas da internet. Caso o proprietário de direito de uso das mesmas não as queira exibidas nesta página, gentileza entrar em contato.