Organizando sua Cozinha

Mais do nunca, a cozinha hoje é a parte da casa onde a família se reúne e recebe amigos. Em alguns projetos de casas e apartamentos, muitos estão preferindo ter uma cozinha maior do que uma sala. Para que a sua funcione bem, é necessário que tenha um lugar certo para cada coisa. Vamos caminhar juntos por ela e aprender como colocar tudo em ordem!
Antes de começar a organizar, 2 dicas de ouro:

1) Coloque todos os utensílios que você tem em cima de uma mesa. Se tiver algum que você não usa a mais de 6 meses ou nem lembrava que ele existia, DOE! Se estiver estragado, LIXO! Fique somente com aquilo que você realmente use. Pés no chão, seja realista!
2) Verifique a validade de todos os produtos da sua despensa e o que você tem na sua geladeira. Elimine tudo o que está fora do prazo de validade.

Depois de feito isso, vamos começar!

A divisão dos móveis dentro da cozinha ajuda muito na logística da preparação dos alimentos. Para ser mais prática e proporcionar um melhor conforto, existe o "triângulo de trabalho" (geladeira - pia - fogão) para os mais diversos tamanhos de cozinha. Abaixo, alguns exemplos de como você pode distribuí-los na sua cozinha:

- USE E ABUSE DOS ARAMADOS!
Eles são excelentes para nos auxiliar na organização de toda cozinha. Podem ser encontrados em diversos modelos e tamanhos para organizar tudo o que você tem na cozinha. São ideais para organizar copos, vasilhas de sobremesa e pratos. Mas atenção: antes de comprar ou mandar fazer algum, saiba as medidas exatas do seu armário para não correr o risco de não caber, ok?


- GELADEIRA
 O armazenamento correto possibilita que alguns alimentos se conservem por mais tempo. Siga o passo a passo da figura:

- XÍCARAS
Pessoas iluminadas e criativas (rs) inventaram várias formas de organizá-las. De acordo com o espaço disponível, você pode usar uma das opções abaixo.

- PANOS DE PRATO
O ideal é que eles sejam organizados em rolinhos, facilita para guardar e assim, eles cabem em maior quantidade na gaveta. Se não tem gaveta sobrando na sua cozinha, eles podem ser colocados dentro de uma cestinha, como na foto.
Dei uma entrevista para o Jornal Extra (Globo/RJ) falando sobre como organizar e limpar panos de prato, jogos americanos e guardanapos, Para ler, clique aqui

- TALHERES
É pessoal, se tratando dos talheres, não tem jeito, tem que ter algum tipo de divisória para que eles se mantenham organizados. No primeiro quadrante, foi feita uma gaveta mais profunda, onde os talheres puderam ser guardados na vertical, muito legal! As divisórias podem ser feitas sob medida ou compradas em forma de bandeija plástica ou divisórias desmontáveis.

Dei uma entrevista para o Jornal Extra (Globo / RJ) falando sobre como organizar talheres de uso diário e para ocasiões especiais. Clique aqui e veja a matéria completa.

- TEMPEROS
Podem ser organizados em porta temperos ou colocados em uma bandeja exclusiva para este fim. Se for fazer móveis planejados, vale a pena investir em uma gaveta só para eles!
 - TAMPAS E PANELAS
Estes geralmente são um dos itens que mais ocupam espaço devido ao seu volume. É melhor investir em um jogo de panelas, pois podem em sua maioria podem ser encaixadas umas nas outras, do que comprar panelas avulsas. As tampas geralmente são um problema... rs Se não puder guardar suas panelas tampadas, elas podem ser colocadas em suportes próprios ou dentro de uma vasilha só para elas.


- VASILHAS DE PLÁSTICO
O ideal é que você adquira modelos quadrados ou retangulares, pois são mais fáceis de serem guardados e ocupam menos espaço. Indico que sejam empilhados, pois guardados tampados ocupam muito espaço. Se você tiver vasilhas ressecadas, rachadas ou muito manchadas, jogue no lixo e aos poucos vá substituindo por novas.

- FORMAS DE BOLO/CUPCAKE E FRIGIDEIRAS
Divisórias e aramados são grande aliados para que tudo fique bem separadinho.

- TÁBUAS / TRAVESSAS / BANDEJAS
O ideal é que sejam guardadas na vertical, pois assim ocupam menos espaço.


- A DESPENSA 
Armário planejado é tudo de bom, né? rs Mas se ainda não é possível você ter o seu, existem outros recursos que podem nos ajudar. O que seria de nós sem as benditas cestinhas? Elas salvam a organização em qualquer ambiente e na despensa não poderia ser diferente. Use-as para separar as categorias de alimentos: gelatinas, enlatados, sachês, caixinhas, etc. Sempre guardo os vidros de azeitona, palmito, entre outros, para guardar aqueles alimentos que vem em saquinhos depois de abertos. Importante: não guarde produtos de limpeza junto com os alimentos, pois o odor e o sabor podem ser passados.

Dica de ouro: tem dias que não estamos muito inspirados para cozinhar, não é mesmo? Por isso, uma vez por semana preparo alguns pratos que podem ser congelados e "estoco" no freezer para os dias mais apertados. Melhor que comida industrializada e tem o seu tempero. Coloco em vasilhinhas com etiquetas identificando o conteúdo, assim fica fácil para qualquer um que abrir saber o que tem dentro.

Depois que abrir a embalagem original, coloque em potes de vidro ou plásticos e identifique com uma etiqueta. Gravei uma dica para TV ensinando como organizar seus mantimentos também:

 - LATAS E ENLATADOS
Podem ser empilhadas ou colocadas em organizadores próprios.

 - ELETRODOMÉSTICOS
Os de uso diário, como liquidificador, sanduicheira. espremedor de laranja, etc, devem ficar mais a mão e os usados ocasionalmente, dentro dos armários.

- LIVROS DE RECEITA
Eles podem ser usados também para decorar sua cozinha, ficando expostos em uma estante. Em casa, eu os coloco dentro de uma caixa organizadora, para protegê-los da gordura.

Mãos à obra, pessoal! Cozinha organizada nos deixa até mais motivados a preparar pratos gostosos!

Até mais!

VEJA TAMBÉM:
 - Como fazer economia nas compras de supermercado?
- Organizando sua roupa de cama
- Como remover manchas?


Estas informações podem ser publicadas gratuitamente em seu site, jornal, revista ou newsletter, desde que informada antecipadamente ao autor do artigo no email: barbaravolnei@hotmail,com e, uma vez autorizada, citada a fonte: www.barbaravolnei.blogspot.com  As imagens deste post foram extraídas da internet. Caso o proprietário de direito de uso das mesmas não as queira exibidas nesta página, gentileza entrar em contato.